quarta-feira, 2 de março de 2011

Visita de Estudo: Lugar dos Afectos, Museu Marítimo de Ilhavo e Navio-Museu Sto André

As turmas do 1ºB,2ºA,3ºA,3ºB,4ºA e Mista (2º, 3º e 4º ) fizeram uma visita de estudo à região de Aveiro, integrada nos projectos de Educação Sexual e Biodiversidade. Na primeira parte do dia visitámos o Lugar dos Afectos ( criado pela escritora Graça Gonçalves em Eixo). De tarde fomos a Ílhavo visitar o Museu Marítimo e o Navio-Museu Sto André. Foi muito interessante.

A nossa Visita de Estudo

No dia 1 de Março de 2011 fomos a Aveiro visitar o Lugar dos Afectos, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio –Museu Santo André.
No Lugar dos Afectos (um sítio bonito imaginado pela escritora Graça Gonçalves e construído na antiga quinta dos seus avós em Eixo-Aveiro) visitámos um conjunto de 8 casas que têm uma mensagem: unir os corações. Os seus nomes são: Casa do Romance, Casa da Amizade, Casa da Harmonia, Casa Prenda de Amor, Casa Flor do Sentir, Casa Gostar, Casas Estações de Ternura e Casa Guarida da Esperança.
Na Casa Flor do Sentir ficámos a conhecer o jogo «Gostarzinho » e na Casa Prenda de Amor, que era toda cor-de-rosa, havia cinco mesas que representavam a Família e em cada mesa havia seis cadeiras que representavam o equilíbrio. Havia ainda cinco janelas de tamanhos diferentes que representavam as fases da vida.
Deixámos a aldeia de Eixo e fomos no autocarro para a Gafanha da Nazaré. Almoçámos no parque junto ao cais nº10 e a seguir ,um grupo visitou logo ali o navio Santo André e outro foi a Ílhavo ver o Museu Marítimo.
O navio - museu Santo André é um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Fez parte da frota portuguesa do bacalhau.
O Museu Marítimo mostra a forte ligação dos habitantes locais ao mar e à Ria de Aveiro.
A “faina maior” (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e os trabalhos agro - marítimos da Ria estão ali explicados. Na Sala dos Mares, mostra-se uma rica colecção de instrumentos náuticos e miniaturas de embarcações de outros tempos.
Gostámos muito desta visita de estudo. Aprendemos muitas coisas. No Lugar dos Afectos aprendemos que só se aprende a amar, amando. Aprendemos que os afectos são muito importantes e que “ o essencial é invisível aos olhos” e só pelo coração, pelos sentimentos, pela amizade, podemos viver mais felizes e tornar o nosso mundo melhor.
Aprendemos coisas sobre a pesca do bacalhau e sobre a exploração do sal, sobre a riqueza dos mares, sobre a biodiversidade.


Texto colectivo do 4º A

Sem comentários:

Enviar um comentário