domingo, 27 de março de 2011

Curiosidades sobre a primavera


Prima quem?

Num passado muito longínquo, o ano era dividido em duas partes: veris (bom tempo) e hiems (mau tempo). Mas, a partir do século 17, os estudiosos começaram a dividir o ano em quatro estações e batizaram cada uma delas com um nome originado do latim. Veja o que significam: PRIMAVERA: a palavra originase de primo vere, que quer dizer princípio da boa estação. VERÃO: vem da expressão latina veranum tempus, que significa tempo da frutificação. OUTONO:originou-se de tempus autumnus, que é o mesmo que tempo de ocaso. INVERNO: de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

Noite igual

No Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, a primavera começa oficialmente em 23 de setembro. Nesse dia, a folhinha marca o equinócio da estação. A palavra equinócio significa "noite igual", ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração. Diferente do inverno, quando as noites são mais longas.


Flores e ovos coloridos


No Hemisfério Norte, a chegada da primavera acontece em fins de março. Por isso, a festa da Páscoa tem origem nos antigos festivais que comemoravam a entrada da estação A divindade, deusa da primavera, aparecia com um ovo nas suas mãos, simbolizando a chegada de uma nova vida. Nesta época, os festivais primaveris são decorados com ovos coloridos. Na era cristã, tornou-se tradição comemorar a Páscoa distribuindo ovos coloridos, com as cores vivas da estação, para as crianças.


SHOW NO JARDIM


Quando termina o inverno e começa a primavera, os dias ficam mais longos e o período com luz do Sol pode durar mais de 12 horas. As plantas são muito sensíveis às mudanças de luz, temperatura e humidade, por isso, quando recebem luz solar por mais tempo, acumulam a energia necessária para abrir suas flores.


VISITAS MUITO ESPECIAIS


Abelhas, pássaros, borboletas e moscas se alimentam do néctar das flores. Enquanto passeiam entre elas, grãos de pólen agarram-se ao seu corpo e são levados para outras plantas. Quando o pólen (que contém células masculinas) chega a uma flor da mesma espécie, ela é fecundada. Daí, uma parte da flor se transformar em um fruto com a semente de uma nova planta.


SEMPRE DE MALAS PRONTAS


Pássaros que vivem em lugares frios viajam para regiões mais quentes no inverno. Eles só voltam para casa na primavera, quando há alimento e abrigo para todos. Os pássaros sabem que chegou a hora de fazerem a viagem de volta quando o lugar de “férias” também começa a arrefecer.


CLIMA DE ROMANCE


Na primavera, muitos bichos procuram parceiros para namorar. É que nessa época há mais alimento para a fêmea, que vai gerar filhotes, e para os bebés. Cada espécie tem uma tática para atrair os namorados. Muitos mudam de comportamento ou até de cor. Quando a água fica mais quente, as escamas de certos peixes ganham cores mais fortes para chamar a atenção. Já entre os pássaros, o calor pode ser um sinal para que os machos cantem mais para conquistar as fêmeas.


MIL E UM TIPOS!


Perfumadas e coloridas, as flores são uma estratégia das plantas para atrair polinizadores. Existem flores de todos os tamanhos e cores e com vários aromas – algumas até cheiram muito mal. A flor-cadáver, por exemplo, solta um cheiro horrível para atrair moscas e besouros que fazem sua polinização. Outra muito mal cheirosa é a flor-monstro, uma gigante que vive na Indonésia e atinge até 1 metro de diâmetro.


Trabalho de pesquisa da Turma do 2º / 3º e 4ª Anos - Turma Mista

Sem comentários:

Enviar um comentário