segunda-feira, 28 de março de 2011

Notícias do 2º A

É difícil a fotografia captar o movimento da água...

para a próxima vez vamos gravar em vídeo.


Olá!



Na semana passada conversámos muito acerca do tsunami que abalou o Japão.

Claro que como quisemos saber a causa tivemos que pesquisar e percebemos que esta catástrofe pode ter várias causas: terramoto com epicentro no mar, vulcão submarino, deslizamento de terra…

A nossa professora para que percebêssemos melhor, mostrou-nos, através de uma experiência simples, como é um vulcão submarino. Desta vez, teve que ser a professora a fazer, porque era perigoso sermos nós a mexer. Mesmo assim ajudámos! Colocámos água à temperatura ambiente, num reservatório transparente.

Pretendíamos mergulhar completamente um frasquinho com água muito quente e outro com água muito fria, ao mesmo tempo, para podermos observar o que acontecia. Para distinguir a água quente da fria usámos corantes alimentares: na quente colocámos corante vermelho e na fria corante verde.

Foi engraçado vermos a água vermelha a subir até à superfície e a verde a ficar dentro do frasco. Também ficámos a perceber porque é que quando tomamos banho no mar, a água à superfície é mais quente que a água mais profunda.

Sem comentários:

Enviar um comentário