quarta-feira, 16 de março de 2011

Brincar e Descobrir...




Hoje construímos o tetraedro e descobrimos que é um sólido geométrico com 4 faces triangulares, 4 vértices e 6 arestas.

Ouvimos a história da princesa Teresa e do príncipe Tadeu que convidaram as fadas Aqua, Fauna e Flora, para o seu casamento. A fada Negra ficou tão zangado por não a terem convidado que entrou no palácio e fez com que tudo ficasse às escuras. Passado algum tempo, quando a luz voltou, em vez do belo príncipe havia um cavalo branco, um urso castanho, um sapo verde e um monstro azul. A princesa Teresa chorou muito porque a fada ainda lhe disse que um daqueles animais era o príncipe transformado e que se ela beijasse o animal certo ele se transformaria de imediato no seu amado, mas se beijasse outro qualquer, o príncipe nunca mais se iria transformar.

A fada Fauna deu-lhe então um mapa de orientação, o tetraedro mágico, e disse-lhe que este a levaria ao príncipe. Para isso a princesa lançaria o tetraedro e conforme o número de pintinhas, como um dado, assim ela chegaria ao seu noivo. Claro que lançou logo o objecto mágico, mas como havia de saber o número que ele indicava se ficavam três faces à vista?

A fada boa aproximou-se mais uma vez e disse-lhe que, para a fada Negra não ver, tinha que espreitar na face que ficava escondida. Que alegria! Depois de algumas voltinhas enganadoras lá descobriu a princesa o seu príncipe.

Nós fizemos de conta que éramos príncipes e princesas e também fomos descobrir com quem casávamos.
Por fim fizemos, no Magalhães, o gráfico do número de príncipes monstros, sapos, cavalos e ursos.

2º A

Sem comentários:

Enviar um comentário