terça-feira, 15 de março de 2011

Quem quer bons parceiros que trate de os arranjar!



Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e certamente para todos os outros níveis de ensino, “... o projecto educativo do estabelecimento ou território deve ter em conta o meio social em que vivem as crianças e famílias, há vantagens em que inclua a participação de outros parceiros da comunidade como autarcas e outros serviços e instituições locais que podem contribuir para melhorar a resposta educativa proporcionada às crianças”. “ Assim, a colaboração das famílias e também de outros membros da comunidade, o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo a desenvolver com as crianças, é um meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem”.
Todos sabemos isto e todos procuramos, sempre que possível ou necessário, envolver os ditos parceiros na dinâmica e vida da escola única e exclusivamente por causa das crianças, tendo em vista a sua educação através de uma resposta educativa da melhor qualidade.
Mas por vezes a sintonia é difícil, as solicitações chovem e os parceiros desviam-se dos pingos. Há sobretudo neste processo que saber arranjar os melhores parceiros, aqueles que realmente se interessam por contribuir para uma escola onde as crianças sejam felizes e possam usufruir das melhores situações de aprendizagem e tirar delas todo o proveito. Neste caso tivemos o melhor parceiro, o Sr. Amândio, um avô sábio e experiente nas lidas da lavoura, que é a nossa situação de aprendizagem de momento, que munido do seu tractor nos preparou, num abrir e fechar de olhos, o terreno para a nossa horta de produtos agrícolas da época e da região e para o nosso canteiro de plantas aromáticas pertencentes ao património biológico da serra do Sicó.
Com a sua boa disposição e vontade de ajudar contribuiu de forma rápida e eficaz para a concretização e desenvolvimento de um projecto de todo o estabelecimento que aguardava há largos meses por esta contribuição.
É mesmo caso para dizer quem quer bons parceiros que trate de os arranjar!
Bem-haja Sr. Amândio as crianças e todos nós só ficamos a ganhar com a sua colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário