sexta-feira, 26 de novembro de 2010

“Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas”

Cartaz 100x80 elaborado pelo 4º A



O propósito da Escola é preparar os seus alunos para o desafio de um mundo globalizado, preparando-os para a vida. Pensando nisso e acompanhando a grande tendência na área educacional, a nossa Escola passa a contar com o Programa Max, O Empreededog, integrando o Emprendedorismo na Sala de Aula.

Temas como: comunicação, trabalho em equipa, liderança, marketing, recursos humanos, alfabetização financeira, gestão, responsabilidade social e ambiental, motivação, entre outros, serão abordados nas nossas sessões de Empreendedorismo.

Através de uma linguagem lúdica e de actividades e jogos de fácil entendimento para a faixa etária destinada, propomos um trabalho que realmente prepare os alunos para que fiquem mais aptos a enfrentar situações de vida cada vez mais imprevistas.

A nossa Escola aderiu, assim, ao referido programa que se integra num projecto mais global de “Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas” promovida pela "Terras de Sicó", Associação da qual o Município de Condeixa faz parte.

Para estas aulas adoptámos o Max e pequenos empreendedores nas Terras de Sicó, um programa, cujo personagem central das aulas é um cão que tem o propósito de ensinar a desenvolver o espírito empreendedor nas crianças.

Com a orientação de técnicos especializados , já se iniciaram as actividades nas diversas turmas.

Refere um documento da DGIDC / ME:

O empreendedorismo na escola pressupõe um projecto de acção global da escola com enfoque na própria educação para o empreendedorismo. A possibilidade de criação de projectos empreendedores, a partir das competências curriculares em vigor, e mediante a mobilização das competências-chave para o empreendedorismo, em torno dos eixos temáticos de actuação Social, Tecnológica e Científica, consubstancia e sustenta uma reflexão inadiável em torno das dimensões da ética, da cidadania, da responsabilidade social e da importância do desenvolvimento do espírito científico, na formação base de todos os alunos.
Assim, a promoção do espírito empreendedor nos alunos afigura-se como indispensável na educação das novas gerações, contribuindo, de forma inequívoca, para o desenvolvimento sustentado dos valores da democracia.

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