terça-feira, 2 de novembro de 2010

Adivinhas com matemática


As meias
Uma meia, meia feita,
Outra meia por fazer,
Diga lá minha menina,
Quantas meias vêm a ser?
(metade de uma meia –meia meia)

As botas
Bota e meia em cada pé,
Quantas botas são?
(Duas botas)

As ovelhas

Amigo! Se eu te der uma ovelha das minhas,
Ficas tu com o dobro das minhas,
Se tu me deres uma, ficamos iguais.
(o primeiro amigo tem 5 ovelhas e o
Segundo tem 7 ovelhas)

Os gatos

Uma sala tem quatro cantos; cada canto tem o seu gato;
Cada gato vê três gatos… quantos gatos são?
(são 4 gatos)

Os ovos

Deitei a galinha choca
Com vinte ovos ao pé
Cada ovo, vinte pintos,
Diga-me que conta é.
( são 400 pintos)

Os passarinhos

Carvalheira tem cem canos,
Cada cano tem cem ninhos;
Cada ninho tem cem ovos:
Quantos são os passarinhos?
(100x100x100 = 1000000 – 1 milhão de passarinhos)

Pesquisa de Alexandra Leal e Mª Rita
2º,3º e 4º Turma B

O que é, que é?

1- O que é, que é?
Uma árvore tem doze galhos, cada galho com trinta ninhos, cada ninho com sete Passarinhos?
(um ano)

2- O que é, que é?
São sete irmãos. Cinco têm sobrenome
E dois não?
(semana)

3- O que é, que é?
É inteiro e tem nome de pedaço?
(meia)

4- Quais são as duas meias que juntas não são uma ?
(meias)

5- Tenho comigo garrafa e meia.
Recebi depois garrafa e meia.
Poderá você dizer o total que ficou
Em meu poder?
( 2 garrafas e 1 par de meia)

6- Paulo, naquele negócio, ganhou vinte e cinco menos. Quanto ganhou o Paulo?
(15….20-5=15)

7- Um tijolo pesa meio quilo mais meio tijolo. Quanto é o peso de dois tijolos?
(2 quilos)

8- Quatro dúzias de perguntinhas e mais uma, quantas perguntas são?
( 4 dúzias=48 + 1 = 49)

9- O que é, que é?
Aparece duas vezes num momento, uma vez só numa semana, uma vez também num mês, nunca num ano e jamais num século?
( a letra m)

Pesquisa de Alexandra Margarida 2º, 3º e 4º Ano

3 comentários:

  1. gostei das advinhas sao interesantes!

    ResponderEliminar
  2. Adivinha então.....
    Fui ao restaurante com 2 amigos
    Pagamos 10 euros cada um, o empregado vai ao patrão, o patrão diz que descobre 5 euros na refeição, como 5 não é divisível por 3, o empregado vem à mesa e entrega a cada um um euro, logo, a refeição ficou por 27, o empregado ficou com os 2 euros, a onde está o outro euro para totalizar 30?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1Ficou contigo
      2 impossivel pois se ja tinha entregue os tres euros aos clientes e o empregado tinha ficado com dois ja estavam os 5 entregues

      Eliminar