terça-feira, 12 de outubro de 2010

“As cores do Outono” - actividade experimental

Começámos por apanhar muitas e coloridas folhas de Outono.

Na sala e em conjunto com os colegas do 3º A, partimos as folhinhas aos bocadinhos. Colocámo-las em frascos de vidro de acordo com a sua cor e cobrimo-las com álcool. Fechámos o frasco.
Aguardámos dois dias porque o tempo estava muito húmido. Depois abrimos os frascos e colocámos em cada um, um filtro de papel branco e prendemo-lo com molas.

No dia seguinte verificámos que as cores que estavam no álcool começaram a fazer faixas coloridas no filtro de papel.

As diferentes cores das folhas de Outono ficaram registadas nos filtros: o verde, o amarelo, o laranja, o castanho, o rosa, o vermelho, o dourado …

Aprendemos que, com esta experiência fizemos uma cromatografia de uma folha – estas cores são pigmentos que existem nas folhas e a sua quantidade varia com a estação do ano: na Primavera há mais pigmentos verdes, no Outono, amarelos, alaranjados, avermelhados…

Adorámos fazer a experiência!

Texto colectivo escrito no computador “Magalhães” dos alunos do 2º, 3º e 4º Anos da Turma B - Escola de Condeixa nº3

Os cloroplastos

Quando fizemos a experiência das “Cores do Outono”, a professora retirou uma folhinha verde do álcool e fez a sua preparação para vermos na lupa binocular. Ficámos espantados! Aprendemos o que era uma célula da folha - o cloroplasto e o que era a clorofila – o pigmento verde da folha.
Era tudo cheio de recortes com bolinhas verdes! Gostámos tanto que convidámos a observar as turmas que estavam perto de nós.


No final preenchemos a folha de registo da actividade experimental.





Trabalho do 2º, 3º e 4º Anos da Turma B da Escola de Condeixa nº 3

Sem comentários:

Enviar um comentário