terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
A germinação
"Todos nós trouxemos sementes variadas de casa, por exemplo: feijão frade, ervilhas, soja, abóbora, feijão branco, milho, feijão vermelho…
Depois começámos a colocar o algodão numas tacinhas e fomos pondo as sementes.
Ao fim de uma semana começou a aparecer um embrião; passado uma semana a primeira folhinha nasceu e a nova plantinha foi-se desenvolvendo.
Temos tido o cuidado de regar e de as colocar perto da janela para apanharem luz solar, calor e oxigénio. Há um conjunto de plantas que está às escuras no nosso armário. As plantinhas cresceram muito fininhas e esbranquiçadas.
Quando as diferentes plantas começaram a crescer colocámo-las num vaso e em terra para se desenvolverem melhor.
O Pedro trouxe para nós vermos, um conjunto de sementes muito bem organizado. Gostámos imenso de ver. Estamos ainda a tentar fazer um herbário com diferentes tipos de folhas apertadas em listas telefónicas.
Também experimentámos as outras diferentes formas de reprodução: por estaca e bolbo. Estamos a aguardar por nascerem lindas e cheirosas rosas…
Com várias meias velhas fizemos “o careca”… enchemo-las de alpista e já começaram a aparecer os primeiro cabelinhos… só falta colocar em alguns os olhinhos. Estão mesmo engraçados!
Texto realizado por:
Laura Freitas e Rita Simões
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário